Como calcular a constante do equilibrio?

Como calcular a constante do equilíbrio?

Kp = Constante do equilíbrio em termos de pressões parciais Caso tenhamos na reação mais de um produto ou de um reagente gasoso, devemos multiplicar suas pressões parciais, como no exemplo da expressão do cálculo da constante de equilíbrio Kp abaixo: (P N2) 1. (P H2) 3

Como calcular o equilíbrio em termos de pressão?

Neste texto, vamos realizar um estudo mais detalhado sobre o cálculo da constante do equilíbrio em termos de pressão (Kp). Para calcular o Kp, siga estes passos: A constante do equilíbrio em termos de pressão envolve participantes do equilíbrio que estejam no estado gasoso. Por exemplo:

Como ocorre o deslocamento do equilíbrio químico?

Entenda porque ocorre um deslocamento do equilíbrio químico quando alteramos as concentrações dos reagentes ou dos produtos em uma reação reversível. Veja como o aumento ou a diminuição da temperatura de uma reação reversível pode levar ao deslocamento do equilíbrio químico.

Qual a equação da reação do equilíbrio químico?

Observação: Caso a equação da reação do equilíbrio químico não apresente nenhum participante gasoso, automaticamente não apresentará Kp. Exemplo: (PUC-MG) Para a reação: 2 CO (g) + O 2 (g)? 2 CO 2 (g), as pressões parciais de CO (g) e O 2 (g) no equilíbrio são, respectivamente, 0,2 atm e 0,4 atm.